Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Dra Tathiane Nottoli Florio Bachichi CRM-SP 151.428 - RQE 65861
A DPOC consiste na inflamação crônica das vias aéreas e é resultado da inalação contínua de partículas e gases suspensos no ar e nocivos ao trato respiratório, entre eles a fumaça do cigarro.
A agressão diária ao trato respiratório, implica no acúmulo de muco e secreção que fica aderida às paredes da traqueia, brônquios e bronquiolos. Como reação, o organismo tenta expelir atraves da tosse, que muitas vezes se prolonga por meses tornando-se desconfortável e reduzindo a qualidade de vida do paciente.
Tal inflamação associa-se também à destruição progressiva de suas estruturas, com redução do diametro das vias e formação de pequenas cavidades no parenquima pulmonar, que denominamos enfisema.
Os sintomas como tosse, expectoração e falta de ar tem inicio lento e progressivo, sendo muitas vezes subestimados pelo paciente que incoscientemente adapta sua rotina para reduzir as situações que poderiam causar-lhe algum desconforto.
O tratamento baseia-se em uso individualizado de corticoesteróides e broncodilatadores inalatorios, afim de reduzir periodos de exacerbação e a progressao da doença.
Em caso de dúvidas, procure um especialista.