Tosse

A tosse é um mecanismo de defesa de nosso organismo para expulsar substâncias inaladas e o excesso de muco produzido por células do trato respiratório. Trata-se de um reflexo desencadeado por estímulos aos receptores presentes nas vias aéreas e nos brônquios, que são sensíveis a substâncias químicas (ex. gases e odores), mecânicas (ex. partículas e secreções), térmicas (ex. ar frio) e inflamatórias. Pode ser classificada em 3 tipos: aguda (menos de 3 semanas), subaguda (3 a 8 semanas) e crônica (mais de 8 semanas).

As principais causas são infecções virais e bacterianas das vias aéreas altas (ex. gripe, sinusite), doenças crônicas como asma e bronquite, refluxo gastroesofágico, exposições durante o período de trabalho e uso de medicamentos. Nos quadros infecciosos, a tosse pode se manter por mais de 3 semanas, porém com boa evolução. Existem diversos algorítimos para investigação do quadro, mas ainda permanece como um desafio devido a extensa possibilidade de causas.

Para o tratamento para tosse é necessário identificar a causa, buscando as melhores opções para cada paciente. Nunca subestime este sintoma e procure seu pneumologista para maiores orientações.

Dra. Tathiane N. Florio CRM-SP 151.428


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square